Marcadores

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

É carnaval, é carnaval, é carnaval


Folia, bonecões, marchinhas, alegria, alegria


Catas Altas junta-se às mais tradicionais
cidades mineiras para receber os foliões, com bandas
e ao som das marchinhas de carnaval

Os foliões amantes do carnaval com bandinhas, blocos caricatos e com todo mundo fantasiado, estão correndo para o interior de Minas Gerais. Cidades como Diamantina, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, Pompéu, Tiradentes, entre tantas outras, incluindo a nossa Catas Altas estão sendo procuradas por gente que quer pura diversão, além de curtir a história e a natureza. Com esse tipo de promoção que diverte adultos e crianças as cidades de Minas saem na frente e resgatam o velho e bom carnaval.

Com o tema: “A nossa história ainda vive”, a secretária de Cultura e Turismo de Catas Altas, Cláudia Picardi, diz que a ideia deste carnaval é homenagear e relembrar os catas-altenses que já se foram e que são parte da história da cidade. “ A história de vida destes queridos catas-altenses se confunde com a história da nossa cidade. Será uma alegria revivê-los”, conta. Com foco especial nas bandinhas de carnaval e nos já consagrados blocos de rua de Catas Altas, o carnaval 2014 comemorará as velhas tradições da cidade. “É nesse sentido que queremos um carnaval especial para Catas Altas, incentivando o som das marchinhas e valorizando o que temos na cidade”, fala a secretária municipal de Cultura e Turismo.

Além desse resgate cultural a Prefeitura de Catas Altas organizou show de bandas, com apresentações no palco durante os cinco dias de festa. Está previsto ainda o desfile da banda Afilhados do Sereno, encarregada de promover a grande concentração do carnaval.

Nas horas vagas, se sobrar tempo, vamos quebrar o calor nas cachoeiras. Os turistas devem procurar o Centro de Apoio ao Turista (CAT), localizado na rua Felício Benevenuto, 19 - Sol Nascente. Telefone (31) 3832-7121.  Será um prazer receber a sua visita.

É tempo de carnaval, é tempo de alegria
Aos poucos, a gente de Catas Altas vai tecendo suas tradições, vai escrevendo devagar a sua história. Um das personalidades responsáveis pelo registro das tradições e da história de Catas Altas chama-se Éder Ayres Siqueira, da Secretaria Municipal de Turismo. Ele é um atento e meticuloso cronista da cidade. De seus escritos sobre o carnaval, fomos buscar as duas primeiras festas da cidade.
Segundo Éder, o carnaval de Catas Altas começou na década de 1930, com alguns rapazes fantasiados de mulher e outros mascarados trazendo um porrete nas mãos. O desfile não passava de uma imitação grotesca do carnaval do Rio. Muitos anos depois, em 1951, quando o arraial já era iluminado pelas luzes elétricas, o carnaval passou a ser incrementado por barulhentos instrumentos de percussão comuns da época: latas de gordura, latas de marmelada e os pitorescos urinóis. Os foliões saíam pela rua cantando marchinhas de carnaval, enquanto as crianças corriam e choravam com medo dos mascarados.
De certa forma, o Carnaval da cidade não mudou muito. Ouve alguns ensaios com bandas se apresentando em palco, mas os desfiles pelas ruas, as bandinhas, os travestidos e os mascarados continuam. E parece que daqui pra frente a tradição se oficializa. Primeiro porque o carnaval nas cidades históricas passam a obedecer um regulamento próprio. Segundo porque as bandas populares e as marchinhas ganham cada vez mais o gosto do público e do turista. E como já disse a secretária de Cultura e Turismo, Cláudia Picardi, este é um ano do resgate dos velhos carnavais. É a simples e deliciosa comemoração da alegria. Vamos ao carnaval, vamos comemorar a alegria.

Nenhum comentário: